Espíritos na Natureza: Revelações do Livro dos Espíritos

Espíritos na Natureza é uma abordagem presente na questão 536 de O Livro dos Espíritos, onde indaga-se sobre a causa dos grandes fenômenos naturais e sua relação com os propósitos divinos. Os sábios ensinamentos revelam que esses eventos não são meras coincidências, mas têm uma finalidade providencial.

Os Desígnios da Natureza

Os fenômenos naturais, muitas vezes, considerados perturbações dos elementos, não ocorrem ao acaso, mas segundo a sabedoria dos Espíritos da Natureza, e cada evento tem uma razão de ser, regida pela vontade divina.

A Harmonia dos Elementos

Embora possamos pensar que esses fenômenos têm como único objetivo afetar o homem, a verdade é mais profunda. Na maioria dos casos, eles visam restaurar o equilíbrio e a harmonia das forças naturais, sem, contudo, necessariamente ter o homem como alvo direto.

A Ação dos Espíritos na Natureza

Questiona-se se os Espíritos exercem influência sobre os elementos para agitá-los, acalmá-los ou direcioná-los. A resposta é clara: sim. Os Espíritos da Natureza, entretanto, atuam como agentes da vontade divina, intermediando a relação entre Deus e a matéria.

Espíritos na Natureza: A Orquestração Divina

Deus não age diretamente sobre a matéria, mas conta com seus agentes dedicados em todos os níveis dos mundos. Os Espíritos da Natureza são parte desse plano divino e, portanto, colaboram para a manutenção da ordem e da beleza do universo.

A Especialidade dos Espíritos da Natureza

Os Espíritos que presidem aos fenômenos da Natureza ocupam uma posição única no mundo espiritual. São, contudo, seres que desempenham um papel específico na regulação e no funcionamento dos elementos naturais.

Origem e Natureza desses Espíritos

Questiona-se se são seres à parte ou se já foram encarnados como nós. A resposta é clara: podem ser tanto Espíritos que já passaram pela encarnação quanto aqueles que ainda a experimentarão.

Espíritos na Natureza: A Hierarquia Espiritual

Esses Espíritos podem pertencer tanto às ordens superiores quanto às inferiores da hierarquia espiritual. Sua posição é determinada pela natureza e pela inteligência do papel que desempenham.

Espíritos na Natureza: Executores e Mandatários

Alguns Espíritos presidem e dirigem os fenômenos naturais, enquanto outros os executam. Os que realizam tarefas materiais são considerados de ordem inferior, independentemente de sua condição espiritual prévia.

A Cooperação dos Espíritos na Natureza

A produção de fenômenos naturais, como tempestades, envolve a colaboração de muitos Espíritos, que se reúnem em grandes massas para executar tarefas específicas.

Espíritos na Natureza: Conhecimento de Causa e Livre-Arbítrio

Alguns Espíritos operam com pleno conhecimento de causa e uso do livre-arbítrio, enquanto outros agem por instinto ou impulso irrefletido, contribuindo para a harmonia geral da Natureza; neste último caso se inclui aqueles chamados elementais.

Utilidade dos Espíritos Mais Atrasados

Os Espíritos menos desenvolvidos desempenham um papel importante na realização de certos fenômenos naturais, mesmo sem plena consciência de seus atos, sendo instrumentos de Deus na execução dessas obras.

Evolução Espiritual e Direção dos Fenômenos

À medida que os Espíritos progridem em inteligência e consciência, passam a ordenar e dirigir não apenas os fenômenos naturais, mas também os aspectos morais da existência, em uma progressão contínua de aprendizado e evolução.

Espíritos na Natureza: A Manifestação nos Eventos Geológicos

Em seus ensinamentos, O Livro dos Espíritos revela como os Espíritos também influenciam eventos geológicos, como, por exemplo, terremotos e erupções vulcânicas, através de suas energias sutis.

A Lei de Harmonia na Natureza

Essa visão revela a admirável lei de harmonia que rege a Natureza, na qual tudo se encadeia desde os elementos mais básicos até os seres mais elevados, em um intricado sistema de cooperação e evolução.

Tudo o que Deus cria tem um papel objetivo no todo Universal

Portanto, compreendemos que a produção dos fenômenos naturais envolve a colaboração de inúmeros Espíritos, cada um contribuindo de acordo com seu nível de consciência e evolução espiritual, em consonância com a lei de harmonia que rege o universo.

Estas informações se encontram presentes em O Livro dos Espíritos desde a questão 536 a 540 e, portanto, são importantes para o despertamento humano, quanto o seu papel fundamental no equilíbrio e na harmonia do Universo.

Espero que este breve artigo te estimule a pesquisa e ao estudo sério, mas sempre tendo como base as obras da Codificação Espírita. Temos como lema em nossas vidas: “Aquele que se esquece dos princípios se perde na escuridão!”

Estaremos à disposição para responder a qualquer dúvida. Entre em contato conosco pelos meios disponíveis na página principal do site: https://escoladavidamaior.com

Tenham uma boa vida… Paz e luz!